Escola Comunitária São Miguel – Salvador/BA

– AECSM –
Associação dos Educadores da Escola Comunitária São Miguel

A Escola Comunitária São Miguel é um projeto da Fundação Dom Avelar que tem como principal mantenedora a empresa GDK S/A. A Escola surgiu em 1984 a partir da pastoral da mulher marginalizada, na carente comunidade do Maciel, no Pelourinho, ao lado da igreja que leva o seu nome. Desde o início as irmãs da Congregação Nossa Senhora de Sion estiveram comprometidas neste trabalho.

No ano de 1994 com a reforma do centro histórico, as atividades da escola naquele local foram encerradas. Ir. Valdete, juntamente com algumas professoras, que já caminhavam com a escola desde a sua fundação, sentiram o desejo de dar prosseguimento ao serviço de educação popular oferecido pela escola comunitária. Procuraram pela cidade do Salvador, um bairro onde fosse possível dar continuidade ao processo de educação infantil às crianças carentes. Finalmente, em março de 1995 no bairro de Fazenda Coutos III, conseguiu-se um espaço doado por Dona Ligia Fialho e Pe. Sadoc, onde foram reiniciadas as atividades.

Com o decisivo apoio da GDK S/A, a Escola Comunitária São Miguel vem passando por diversas melhorias em suas instalações, entre outras, criação da brinquedoteca, reforma total da cozinha, informatização da secretaria e implantação do parque de diversão. A Escola conta ainda com a preciosa contribuição dos Amigos da Congregação Nossa Senhora de Sion, que são sensíveis à prioridade da educação nas regiões mais empobrecidas do país.

A Escola promove acompanhamento pedagógico especializado incluindo o Ensino Religioso e a Arte Educação para 280 crianças de 4 a 6 anos. Oferece ainda quatro refeições diárias, sendo duas por turno acompanhada por nutricionista. As crianças recebem fardamento completo e 18 associados recebem ajuda de custo. Quinzenalmente são realizadas visitas às famílias dos educandos a fim de visualizar a realidade em que estão inseridas as crianças, e dessa forma buscar meios de ajudar, de forma particular, cada situação familiar. Enfim, a Escola proporciona à comunidade de Fazenda Coutos III, o que há de melhor para suas crianças. Vale ressaltar que ao longo desses anos, já passaram por lá mais de três mil crianças.

Dentre as iniciativas inovadoras da Escola Comunitária São Miguel, destaca-se a criação do PIM – Projeto de Iniciação Musical fundamentado na arte-educação, cuja proposta é desenvolver aptidões artísticas de jovens talentos através de um grupo formado por 41 crianças, dentre as quais algumas estudam na escola e outras já são ex-alunos(as). O grupo apresenta o Show Povo Daqui; de rara beleza estética e musical proporcionando a auto-estima daquela comunidade.

Este trabalho sério e competente fez com que o PIM rompesse as fronteiras da Escola Comunitária São Miguel, tendo alcançado excelente nível de aceitação do público da cidade do Salvador, através de apresentações em empresas, teatros e praças públicas, com destaque para o Projeto População Cultural, iniciativa do Governo do Estado da Bahia através da Fundação Cultural.

O Trabalho da Escola Comunitária São Miguel conta com a estimável ajuda e apoio do amigo Antonio Ferreira na área de captação de recursos para o crescimento da Escola. A AECSM (Associação dos Educadores da Escola Comunitária São Miguel) conta com dezoito associados, sendo oito educadores polivalentes, três educadores especialistas, uma secretária, uma coordenadora pedagógica, duas merendeiras, duas pessoas nos serviços gerais e um associado que responde pela direção.

Ir. Valdete Mamédio Santos – NDS
Diretora

E-mail: irma.valdete@hotmail.com
Rua C Qda.75, nº118 E – Fazenda Coutos III – Salvador/BA
Tels:(71) 3217:1428 – (71) 8877:0454