Mogi das Cruzes

Fundação:

Em 1970, a pedido do Padre Vicente Morlini, pároco da Catedral de Sant’Ana, a Congregação de Sion chega a Mogi das Cruzes.

Objetivo:

Inicialmente com quatro irmãs, a Congregação trabalhou, por algum tempo, coordenando as Comunidades de Base, na Paróquia de Sant’Ana.

No âmbito religioso, o município de Mogi das Cruzes tem por volta de 1.135.78 católicos, e muitos evangélicos, das mais diversas denominações, tanto as tradicionais como as mais novas. Além dessas, destacam-se os grupos muçulmano e budista.

No ano de 1974, iniciou-se o trabalho pastoral voltado ao diálogo ecumênico. Por cerca de quatro anos, o grupo então formado foi composto apenas por católicos. A primeira Igreja a participar foi a Metodista, que, além do seu pastor, contava com dois membros, na equipe. Em 1979, a Igreja Luterana ingressou no grupo, igualmente com seu pastor e alguns membros. A Igreja Luterana tem sua sede em Ferraz de Vasconcelos, cidade da Grande São Paulo, e também pertence à Diocese Católica de Mogi das Cruzes.

Vida Apostólica:

No início do trabalho pastoral, as atividades eram basicamente reunião mensais, para estudo da questão ecumênica e planejamento dos trabalhos. Nessa época foram promovidos encontros, em vários locais da região, de maneira a divulgar a mentalidade ecumênica e sua importância dentro da evangelização.

A primeira atividade a ser implantada em Mogi das Cruzes foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, inserida na Festa do Divino Espírito Santo, evento de grande vulto na cidade. Essa inserção possibilitou que o movimento ecumênico fosse conhecido por um grande número de católicos.

Outra atividade realizada, nos primeiros tempos, foram os encontros bíblicos, que também possibilitaram uma evangelização com características ecumênicas.
Atualmente, além dos encontros mensais, de estudos e planejamento, as atividades da Equipe Ecumênica em Mogi das Cruzes são os seguintes:

Encontro Ecumênico de Fraternidade: reflexão ecumênica sobre o tema
da Campanha da Fraternidade de cada ano;
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: realizada em locais diversos, na região, a cada ano.
Celebração Ecumênica de Ação de Graças, antecedendo o Advento.
São promovidos, também, encontros bíblicos, dentro das possibilidades, voltados a todos os interesses, sempre com vistas a uma evangelização de cunho ecumênico.
“Devemos estar profundamente envolvidas com as situações em que somos chamadas a viver. O carisma não se define pela atividade, nem se prende a determinadas escolhas…” (Constituições art.16)

Endereço

Rua Cosme Velho, 120
Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22241-090