Rio de Janeiro/RJ

Cosme 120

Fundação

Bem ao lado do Colégio Sion/RJ está uma casa colonial das que foram construídas há uns 70 ou mais anos, e que fazem parte do tombo histórico do Cosme Velho.

Lá se situa, também, a Bilblioteca Cristão-Judaica, assim chamada porque o seu acervo – de mais de 40 anos – consiste de livros e revistas de temas judaico-cristãos: Bíblia, Teologia, Judaísmo.

Objetivo

Esta casa abrigou, durante muito tempo, a Escola Gonzaga Júnior, cuja Diretora mais conhecida foi a Irmã Cristália, das Irmãs de Nossa Senhora de Sion, educadora de muitas gerações, algumas das quais até hoje se orgulham da sua querida Mére Cristália.

Hoje, reformada, a casa abriga uma comunidade das irmãs de Sion.

Vida Apostólica

Alfabetização de adultos na Paróquia São Judas Tadeu e trabalhos Aministrativos no Colégio Sion.

A Biblioteca é aberta ao público interessado neste setor de estudos ou de pesquisas. Professores e alunos das faculdades (UFRJ, PUC e outras) têm vindo desenvolver no local seus trabalhos. Algumas vezes, concluídas as atividades do ano, realiza-se na Biblioteca a festa de Hanucá (comemorativa da vitória dos Macabeus e da restauração do Templo de Jerusalém), que se celebra no mês judaico de Kislev, cuja data quase sempre corresponde ao nosso dezembro e às comemorações de Natal.

É assim que vai crescendo a compreensão mútua entre a comunidade judaica e a Igreja Católica, uma das principais metas, por vocação, das Irmãs de Sion.

É sempre uma alegria quando alguém vem nos visitar!

“O Espírito nos impele a acolher cada uma no que ela tem de único, com riquezas e limitações e nos faz perseverar neste amor que cresce e se aprofunda pelos atos concretos da vida quotidiana.” (Constituições Art. 47)

Cosme Velho98

Fundação:

A primeira comunidade no Rio de Janeiro teve seu início em 1908, sendo que no Cosme Velho a partir de 1925

Objetivo:

Nossa Comunidade se compõe, na maioria, de irmãs idosas, algumas com certas atividades, outras desfrutando seu merecido descanso, gozam de profunda vida de oração.

Vida Apostólica:

As irmãs estão inseridas na Educação, na Pastoral Vocacional e no Diálogo Inter-Religioso.

“Em cada situação procuramos a face de Deus. Às vezes ele se revela no silêncio da contemplação, quando, na gratuidade do tempo, nos mantemos disponíveis diante dele para recebê-lo.” (Constituições art. 53)

Endereço

Rua Cosme Velho, 120
Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22241-090